Governo lança a AGRITEC Barra do Corda

25 mai

Governo do Estado do Maranhão, junto com a Secretaria de Agricultura Familiar do Estado do Maranhão, fazem hoje o lançamento da AGRITEC do território do Centro do Maranhão.

 

https://scontent.ffor4-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/18664348_1346316208781820_7227711628551309214_n.jpg?oh=e6a11b57e5ed89d7eae0bb882274369a&oe=59AC386D

Agências de atendimento da Cemar estarão abertas neste sábado (27) para negociação

25 mai

A empresa oferecerá aos clientes um feirão de negociação e esclarecimentos sobre os seus principais serviços

Devido à grande procura dos clientes, a Cemar estará com as agências de atendimento em pleno funcionamento neste sábado (27), no horário de 8 às 14h. A ação tem como objetivo promover um feirão de negociação com diversas condições especiais, como desconto de juros, multa, correção e ainda possibilitará as melhores formas de pagamento. No feirão também será possível solicitar os todos os serviços realizados pela concessionária, como troca de titularidade, ligação nova, religação, entre outros. 

De acordo com a executiva da área de Relacionamento com o Cliente da Cemar, Francila Soares, a abertura das agências no sábado, dia 27, é uma forma de tornar o atendimento mais flexível para que os clientes possam regularizar situações pendentes. “A Cemar é uma empresa que se preocupa em dar condições favoráveis aos clientes e busca sempre oferecer mais flexibilização e comodidade, e acima de tudo, garantir que todos tenham a oportunidade de ficar em dia com a empresa. Então, decidimos abrir as agências neste sábado, pois recebemos muitos pedidos dos clientes que não possuem tempo livre durante a semana, devido a trabalho, estudo ou outros compromissos. As agências estarão abertas tanto para negociar, como para esclarecer dúvidas sobre nossos outros serviços”, ressalta a executiva.

De acordo com especialistas em finanças, é importante que as pessoas possam negociar suas dívidas em parcelas que não prejudiquem o orçamento familiar. E uma das orientações é ter cautela na aplicação de recursos e priorizar as dívidas. Possibilitando a população reativar créditos na praça, limpar o nome junto aos órgãos de restrição como SPC/SERASA e regularizar o fornecimento de energia elétrica.

 

A ação é voltada para clientes residenciais e comerciais, sendo os mecanismos fáceis e rápidos. Basta o procurar uma das agências e verificar as melhores alternativas para pagamento de parcelas de acordo com as possibilidades financeiras, ou simplesmente esclarecer dúvidas.

Confira as agências em funcionamento neste sábado (27), de 8h às 14h:

SÃO LUÍS (COHAFUMA, ANJO DA GUARDA E COHAB)

BACABAL

BARRA DO CORDA

PEDREIRAS

PRESIDENTE DUTRA

SANTA INÊS

ZE DOCA

CAXIAS

CHAPADINHA

CODÓ

TIMON

SAO JOAO DOS PATOS

VIANA

PINHEIRO

SANTA LUZIA DO PARUA

PACO DO LUMIAR (MAIOBÃO)

ROSARIO

SANTA RITA

ACAILANDIA

BALSAS

GRAJAU

IMPERATRIZ

 

 

Assessoria de Imprensa da Cemar

OAB pede hoje impeachment de Temer

25 mai

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrega nesta quinta-feira, 25, na Câmara dos Deputados, pedido de impeachment do presidente Michel Temer, assim como fez em 1992, contra Fernando Collor de Mello, e em 2016, com Dilma Rousseff.

A entidade máxima da Advocacia atribui a Temer crime de responsabilidade, em violação ao artigo 85 da Constituição. A denúncia contra o peemedebista será levada à Câmara pelo presidente da Ordem, Claudio Lamachia, acompanhado dos conselheiros e dirigentes das 27 seccionais da OAB.

Por 25 votos a 1, o Conselho da Ordem aprovou, no sábado, 20, relatório da comissão especial que concluiu que â??há indícios suficientes para abertura de processo de impeachmentâ? pela Câmara. O relatório foi apresentado em reunião extraordinária do Conselho Pleno da Ordem, em Brasília, juntamente com o Colégio de Presidentes de Seccionais.

De acordo com o relatório da comissão, Temer teria falhado ao não informar às autoridades competentes a admissão de crime pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS, e faltado com o decoro exigido do cargo ao se encontrar com o empresário sem registro da agenda, além de ter prometido agir em favor de interesses particulares.

O presidente da Ordem, Claudio Lamachia, declarou na segunda-feira, 22, que Temer â??jamais deveria ter recebidoâ? no Palácio do Jaburu um fanfarrão, um delinquenteâ? – como o próprio presidente da República classifica o executivo Joesley Batista.

Não  vou receber alguém que, sabidamente para mim, é um deliquente e um fanfarrão numa audiência na Ordem, quiçá na minha casa, na minha residência, na garagem, no porão, seja onde for”, disse Lamachia.

O presidente da República foi gravado por Joesley no dia 7 de março deste ano, no Palácio do Jaburu. No diálogo, o empresário confessa ao peemedebista pagar uma mensalidade de R$ 50 mil a um procurador da República em troca de informações de inquéritos de interesse do grupo JBS.

Eles ainda discutem uma suposta compra do silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), condenado a 15 anos na Operação Lava Jato. Ainda de acordo com a delação da JBS, Temer teria autorizado Joesley a tratar de pendências da J&F, holding que controla a JBS, no governo com seu homem de confiança, Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). Loures foi filmado pela Polícia Federal recebendo uma mala de dinheiro.

Temer confirmou o encontro com Joesley, mas disse que o áudio foi manipulado.

 

Fonte: Estadão

Dilma faz novo pedido de liminar para voltar à presidência

25 mai

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff apresentou nesta quarta-feira um novo pedido de liminar ao Supremo Tribunal Federal(STF) para tentar anular o impeachment que a tirou definitivamente do cargo em agosto de 2016. O processo caiu nas mãos do ministro recém-chegado Alexandre de Moraes, que assumiu os casos do ministro Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo em janeiro deste ano.

Teori já havia indeferido a liminar em outubro do ano passado, dizendo que “não havia risco às instituições republicanas, ao estado democrático de direito ou à ordem constitucional”, uma vez que o então vice-presidente Michel Temer havia ocupado o cargo da titular da chapa. Na ocasião, o ministro ainda escreveu que levaria para o plenário do STF apreciar o mérito do caso.

Nesta quarta-feira, o advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo, citou as denúncias da delação de executivos da JBS que levaram Temer a ser alvo de inquérito no STF por crimes de corrupção, obstrução da Justiça e organização criminosa para reforçar o pedido de invalidação do impeachment.

“O quadro institucional do nosso país passou a sofrer uma forte e acentuada deterioração. Sua Excelência, o Presidente da República, por revelações que se tornaram fatos notórios, firmadas a partir de delações premiadas homologadas por este STF, foi atingido frontalmente por denúncias de corrupção e de tentativa de obstrução da Justiça. Em decorrência disso, o país passa por hoje por uma crise política e institucional aguda, em dimensões nunca antes vivenciadas. A cada dia se evidencia mais a ilegitimidade e a impossibilidade do atual Presidente da República permanecer no exercício de um mandato, para o qual não

foi eleito, e em que foi indevidamente investido por força de um processo de impeachment escandalosamente viciado e sem motivos jurídicos que pudessem vir a justificá-lo”, escreveu Cardozo no texto.

Por fim, o advogado faz um apelo a Moraes para que analise com a “máxima urgência” o pedido e que, se não for atendê-lo, coloque-o com celeridade para apreciação do plenário da Corte.

 

Fonte: VEJA.com

Adelmo Soares participa de reunião com prefeito de Lago da Pedra e Procon

25 mai

Acompanhando o prefeito de Lago da Pedra, Laércio Arruda, em reunião no Procon-MA, nesta quarta-feira (24), o secretário de estado, Adelmo Soares, tem se mostrado figura atuante na gestão do governo Flávio Dino. 
 
A reunião com o presidente do Procon-MA, Duarte Jr., partiu como reafirmação do compromisso do governador Flávio Dino em conduzir uma gestão participativa e parceira dos municípios, que na última sexta-feira (22) dialogou com Laércio Arruda, na presença do vice governador, Carlos Brandão e os secretários Marcelo Tavares (Casa Civil), Neto Evangelista (SEDES) e o próprio, Adelmo Soares (SAF), ouvindo detalhadamente as demandas e necessidades do município.
 
O diálogo produtivo resultou em um pacote de ações que serão destinadas à região, como a a implantação de uma unidade do VIVA para atender às demandas da região dos Lagos e auxiliando no acesso à cidadania. Além, de investimentos do programa “Mais Asfalto” e entrega de ambulância e patrulha agrícola.
 
Na ocasião, Adelmo destacou que o interesse em construir o “Maranhão de Todos” é prioridade na gestão Flávio Dino, independente de cor ou lado partidário. “Nosso compromisso é continuar trabalhando firmemente pelo desenvolvimento do Maranhão”, concluiu.

CARAVANA PASSEIOS PELA HISTÓRIA E CULTURA DO MARANHÃO CONTINUA NO INTERIOR DO ESTADO

25 mai

Projeto literário do escritor Wilson Marques com patrocínio da Cemar começou semana passada e chega a Caxias e Timon na quinta-feira, dia 26 de maio.

Até agosto terá percorrido 10 municípios maranhenses.

 

A largada para a Caravana - Passeios pela História e Cultura do Maranhão aconteceu no último dia 18 de maio nas cidades de Açailândia e Imperatriz e  prossegue esta semana em Caxias e Timon. Semana que vem chega a  Pinheiro, dia 29, Viana, dia 30, Santa Inês, dia 31, e Pedreiras, 1º de junho. Em agosto visita São José de Ribamar, dia 2, Paço do Lumiar, dia 14, e fechando a programação, chega a São Luís em 23 de agosto.

Em todas as cidades os lançamentos serão feitos em escolas públicas ou espaços culturais. Haverá bate-papo com crianças e adolescentes, distribuição de kits (cada um com seis livros), que reúnem as aventuras do personagem Touché, criado por Wilson Marques, além de apresentação do grupo Xama Teatro com peças inspiradas nos textos dos livros.

As obras contam com ilustrações inéditas de Kirlley Velôso e são inspiradas nas tradições e cultura do Maranhão, tendo como pano de fundo festas populares, lendas e momentos históricos, a exemplo da fundação de São Luís, Revolta de Beckman e Balaiada. A tiragem é de 3 mil caixas personalizadas. A realização é da Casa do Autor Maranhense por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com patrocínio da Cemar.

Sebrae no MA realiza mais de 12 mil atendimentos na 9ª Semana do MEI

25 mai

Com ações em 37 municípios e 39 pontos de atendimento espalhados pelo estado, a iniciativa do Sebrae apresentou resultados melhores do que o registradoem2016.

Os técnicos e consultores credenciados do Sebrae realizaram 12.105 atendimentos durante a 9º Semana Nacional do MEI e 4ª Semana de Educação Financeira no Maranhão. Este número é 4,8% maior do que o registrado em 2016, quando foram realizados 11.550 atendimentos.

“Este resultado mostra que, com profissionalismo, dedicação e criatividade, é possível realizar mais e obter melhores resultados. Atuamos no estado inteiro, realizamos ações em 37 cidades maranhenses, ampliamos a capilaridade das ações com o apoio de uma rede de parceiros, públicos e privados, e desta forma conseguimos amplificar o atendimento para os pequenos negócios, em especial aos Microempreendedores Individuais”, comentou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Ao todo, durante a 9º Semana Nacional do MEI e 4ª Semana de Educação Financeira foram realizados 277 palestras e oficinas em 39 pontos de atendimento no estado. Além disso, foram realizadas 94 formalizações de MEIs, 5.107 orientações empresariais e 586 consultorias.

“Os resultados alcançados mostram a aceitação do Sebrae pelos empreendedores do estado. As metas para as Semanas do MEI e de Educação Financeira foram superadas com tranquilidade, porque o maranhense confia que a instituição está fazendo seu papel”, acredita o diretor técnico do Sebrae, José Morais.

A 9ª Semana do MEI e 4ª Semana de Educação Financeira aconteceu de 8 a 13 de maioNa região dos Cocais as atividades foram desenvolvidas pela Unidade  Regional do Sebrae de Caxias, que estendeu suas ações em 8 cidades: Caxias, Timon, Codó, Coroatá, Duque Bacelar, Matões, Parnarama e São Francisco do Maranhão. Nos seis dias de programação foram desenvolvidas 43 oficinas, 13 palestras e centenas de orientações técnicas e consultorias.

A unidade regional do Sebrae de São Luís foi quem mais realizou atendimentos no estado, seguida de Imperatriz (1.619) e Caxias (1.425).
MEI

No Brasil, os Microempreendedores Individuais já chegam a 7 milhões de pessoas que encontraram na formalização uma maneira mais segura de conquistar o seu espaço no mercado e possuem, hoje, cidadania empresarial sendo incluídas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), com vantagens como redução tributária e seguridade da Previdência Social, passando a ter direitos como aposentadoria, auxílios maternidade e doença, dentre outros.
No Maranhão, os MEIs já ultrapassam 92 mil, de acordo com estatísticas do Portal do Empreendedor do dia 30 de abril, sendo a capital São Luís o município que concentra o maior número, com 30.309, seguido de Imperatriz (8.145), São José de Ribamar (4.009), Timon (2.989) e Paço do Lumiar (2.444).
Semana do MEI em Números
Resultados da edição de 2017 superaram em 4,8% os registrados em 2016
                                               2016                2017
Cidades                                  28                    37
Atendimentos                        11.550             12.105
Palestras e Oficinas                229                  277
Pessoas capacitadas*             4.845               6.402
Formalizações                           197                94                   
Consultorias                           647                  586

Adelmo Soares comparece a sessão na Assembleia Legislativa

24 mai

Secretário de Agricultura Familiar presta esclarecimentos sobre programas de apoio ao homem do campoConvocado pelos Deputados da Assembleia Legislativa, o Secretário de Agricultura Familiar do Estado do Maranhão, Adelmo Soares, foi sem medo e conversou com os Deputados.

Júnior Verde, que convocou a reunião, acabou ficando recuado e não teve muito o que falar. Adelmo se mostrou preparado e esclareceu tudo. A sessão que todos esperavam pegar fogo, não fez nem faísca. Ficou como um bate papo rápido, em que Adelmo Soares apenas ganhou mais força e se demonstrou mais preparado que boa parte doa deputados presentes.

Os deputados acabaram elogiando o trabalho do secretário e assim acabou tudo de forma simples. Chegando até a soar meio ridículo para os deputados da casa.

Adelmo explicou como funciona a sua pasta: “Esta é uma área importante e estratégica para o sucesso do plano de ações de combate às desigualdades sociais no nosso estado, um dos principais compromissos do governador Flávio Dino com a população do Maranhão”.

Parece que a Assembleia amarelou diante da reunião que eles mesmos convocaram. A Assembleia demonstrou que não tem peito para encarar o Governo Dino.

MJM articula apoio para quadrilhas juninas de Caxias e dá aula de representatividade para a Coordenação Inativa da cidade

23 mai

Não é de hoje que o MJM (Movimento Jovens pela Mudança) vem lutando pela melhoria da situação dos jovens na cidade de Caxias. Mesmo sendo perseguidos por alguns setores do atual governo (não o Prefeito, pessoas que foram mal escolhidas por ele), o MJM vem buscando trilhar seu caminho, sempre idealizando a melhoria para a juventude caxiense.

Uma reunião foi organizada por Adriano Medeiros, Presidente do MJM. Esta reunião ocorreu no dia 10/05/2017, foi feita em caráter de urgência no Espaço Jovem, sede do MJM, antigo prédio da antiga União Artística Operaria Caxiense, ás 19h, junto aos presidentes, organizadores e lideres de quadrilhas de Caxias e demais componentes, teve o intuito de tratar assuntos referentes a temporada junina do ano de 2017 no sentido de organizar uma pauta para ser apresentada ao poder executivo de Caxias através do Prefeito de Caxias – Fábio Gentil, Vice-Prefeito – Paulo Marinho Junior, Secretário de Governo – Catulé Junior, Secretário de Cultura – Arthur Quirino a entidade de representação dos movimentos juninos através do Sr Francisco Nunes- Presidente da Associação Cultural Das Quadrilhas De Caxias- ACQC e o Movimento Jovens pela Mudança – MJM.

As pautas foram:

1. Cachês dos Grupos divididos por categorias;

2. Concurso entre as quadrilhas;

3. Ajuda de Custo para transporte para quadrilhas que irão se apresentar e representar Caxias em Festivais;

4. Ajuda aos organizadores dos arraiais de bairro para execução de suas atividades.

 

 

Na reunião, apenas o Secretário de Cultura, Arthur Quirino, se fez presente (representando a Prefeitura Municipal de Caxias). As pautas foram colocada e aceitas pelo secretário. E foi estabelecida a data de 20 de Maio, para a conclusão das negociações. Depois de um pouco de dor de cabeça e um pouco de pressão, todas as pautas foram aceitas pelo Executivo Caxiense, em parceria com o MJM e o Secretário Arthur Quirino.

 

 

O que vale ressaltar aqui, é que em nenhum momento, a Coordenação da Juventude de Caxias, se mostrou preocupada com as pautas e com os jovens que representam a cultura da nossa cidade, através das danças juninas e danças típicas. Adriano Medeiros vem se mostrando um grande diferencial, onde não se preocupa em perseguir ou atrapalhar quem quer trabalhar. Essa proximidade causou ciumeira por parte do coordenador da juventude de Caxias, que estaria com medo de perder seu cargo. Cargo esse que parece estar ocupando apenas de enfeite, já que não vem mostrando nenhum diferencial e nenhum trabalho relevante para a juventude caxiense (apenas alguns pequenos eventos e algumas selfies em redes sociais).

Fica a dica para o executivo caxiense, para olhar quem realmente trabalha pela juventude e quem tem um perfil adequado para o cargo. Afinal de contas, o que vale mais: Um cargo por politicagem ou um cargo ocupado por quem tem atitude e perfil técnico?

Abre o olho, Cabeludo!

 

Segue abaixo-assinado organizado pelo MJM e pelos representantes de grupos juninos:

 

Atletas do Piauí garantem 21 medalhas em competição pelo Norte-Nordeste

22 mai

O Piauí fez bonito na competição pelo Norte-Nordeste, faturando 13 medalhas de ouro e oito de prata. Mesmo com bons resultados, a equipe de atletas piauienses não conquistou o título, mas obteve bons índices e rendimentos, aparecendo no ranking brasileiro em várias categorias.

 

 

Para o diretor técnico da Federação de Atletismo do Piauí, Fernando Donatan, o atletismo piauiense é uma grande potência. “A participação do Piauí cresce em cada competição e reconhecemos o bom trabalho que nossos clubes e treinadores realizam no Estado. Desta vez, batemos na trave em busca do título pelo Norte-Nordeste porque empatamos em número de medalhas de ouro, mas perdemos no critério de medalhas de pratas. Mas vamos seguir atrás de bons resultados porque temos grandes atletas”, analisa.

A equipe piauiense foi campeã na categoria feminina, com sete medalhas de ouro.  A atleta Letícia Maria, de 16 anos, conquistou o ouro nos 200 metros e foi destaque da competição ao obter o índice para o mundial sub-18 no Quênia. “Eu comecei no atletismo disputando uma competição para ganhar uma bicicleta e, desde então, me apaixonei e continuei competindo. Desde o início do ano eu me preparo para a competição pelo Norte-Nordeste e estou muito feliz com os resultados. A conquista tem que ser dividida com a minha família e os meus amigos, que sempre me apoiaram”, conta.

 

O Piauí também venceu os 100 metros, com a atleta Lara Beatriz; os 10 sobre barreiras com a Genivania Gabriela; as provas 800 metros e 1500 metros com a Suynayra da Silva e o arremesso de peso com a Lílian Raquel. A equipe feminina piauiense ainda venceu os dois revezamentos. As medalhas de prata vieram com as atletas Maria da Paz, Letícia, Lia Raquel, Genivania Gabriela e Lilian Raquel. Os atletas são patrocinados pelo Uniplam.

Na categoria masculino, a equipe piauiense levou cinco medalhas de outro, ficando atrás somente dos donos da casa. A equipe pernambucana conquistou mais medalhas e levou o título. Bruno Lins venceu 100 metros com a marca 10.33 e bateu o recorde da prova que durava desde 1996. O atleta foi destaque na competição e venceu ainda os 200 metros rasos com 21.20 e ajudou equipe a ser bicampeã no revezamento 4×100 também batendo recorde com a marca de 40.87. Com esse tempo, a equipe do Piauí, composta pelos atletas Bruno Lins, Codó, Luis Gabriel e Matheus José, lidera o Ranking Nacional do revezamento 4×100.

 

 

Outra medalha de ouro foi para o atleta Francisco Kaio, que venceu o Lançamento de Dardo. O revezamento 4×400 também bicampeão, composto pelos atletas Marcos Vinicius, Jefferson Cerqueira, Artemio Wellington e João Henrique. As pratas foram conquistadas pelos atletas Luís Gabriel nos 100 metros com marca de 10.36, passando a ser 5º no Ranking nacional adulto; Artemio Wellington nos 800 metros e Francisco Lucas nos 110 sobre barreiras.

Para todos os atletas, o apoio de patrocinadores é de grande importância, pois lhes mantém focados no esporte, sem se preocupar com fatores externos. De acordo com o sócio do Uniplam, Ney Paranaguá, o apoio tem como objetivo criar oportunidades para que os jovens piauienses se tornem grandes atletas. “Somos sensíveis ao esporte porque entendemos que ele é um meio de inserir os jovens na sociedade. Nosso Estado tem um potencial de atletas muito maior do que imaginamos e nosso compromisso é apoiar o esporte do Piauí”, finaliza.